The Living Daylights
15° filme, de 1987, estreia de Timothy Dalton (41 anos) como um James Bond mais sério
O filme abre com uma sequência de treinamento militar no rochedo de Gibraltar, território britânico no extremo sul da Península Ibérica.
Bond e outros 2 agentes 00 do MI6 participam de um exercício simulado de infiltração.
A divisão 00 precisa acessar o radar de Gibraltar, que é um território britânico. O radar em Gibraltar representava o “olho britânico” no Mediterrâneo.
Porém, o treino é interrompido quando um agente inimigo mata um dos participantes e tenta escapar, transformando o exercício em uma situação real de perigo.
A SAS (special air service) : militaries de elite
Na cidade de Bratislava, na Tchecoslovaquia, uma cidade que faz fronteira com a Áustria e a Hungria, e que tem forte tradição em música clássica, Bond está na Ópera de Bratislava assistindo a uma apresentação de uma orquestra que está tocando a Sinfonia 40 em Sol menor, de Mozart, escolhida justamente para representar o clima de tensão do momento.
Thomas Sounders chefe do MI6 em Viena. Metódico e burocrático, vai se aproximar de Bond mas será morto no “ “
Giorgi Koskov: general da KGB que está desertando e mudando de lado, cooptado por Sounders. Gostava dos prazeres do Ocidente.
Kara Milovy, violoncelista tcheca, namorada de Georgi e se passa por um sniper da KGB contratada para matar Koskov, mas as balas são de festin e fazia parte do plano para enganar os ingleses.
Bond é encarregado de transportar Koskov para a Áustria, a pedido dele.
Para evitar as fronteiras super vigiadas da “cortina de ferro”, Bond coloca Koskov em um carrinho de manutenção de gasoduto, a Trans Siberian Pipeline, que leva o gás russo para a Europa, ressaltando a dependência energética dessa em relação à União Soviética.
Em Londres Koskov fica refugiado em uma casa rural de segurança, mas é raptado por Necros, um capanga do traficante de armas Whitaker, em uma operação que humilhou o MI6.
Na casa, Koskov relata ao MI6 que desertou por causa de seu superior, General Leonid Pushkin, chefe da KGB que substituiu Gogol quando esse passou para Relação Exteriores.
Pushkin estava se tornando extremista como Stálin. Contra a politica de detànte que tinha o objetivo de Reduzir tensões militares entre EUA e URSS, estabilizar a Guerra Fria. (acordo de controle nuclear nas décadas de 60 e 70)
O sequestro foi uma farsa pois Krokov estava enganando também os ingleses.
Cena final da opera “As Bodas de Figaro”, de Mozart, representava o clima de tensão, desconfiança e confusão da época
Bloco soviético começa a dar sinais de enfraquecimento
Glasnost e Perestroica
Checoslováquia
Viena, na Áustria: opulência e ambiente cultural
Violoncelista namorada de Koskov. Stradivaulius “The Lady Rose”
Parque de diversões
Brad Whitaker : mercenario , traficante de armas megalomania obcecado por estratégias de guerra.
Tânger no Marrocos : na antessala de Whitaker ele coleciona estátuas em tamanho real de grandes imperadores da história: Napoleão, Júlio César, Alexandre o Grande, Hittler, Carlos Magno e Gengis Kan.
O Marrocos era um paí pró ocidente mas com grupos socialistas.
Afeganistão: domínio soviético. mujahidin resistencia (percursores do talibãs e al kaeda também no Paquistão) mas de várias tribos, facções e clãs.
“Smiert Spionam” (“Morte aos espiões”) - Smiert Shpionam” (abreviado como SMERSH) não é invenção do filme. Foi uma organização de contraespionagem soviética criada por Stálin em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Inspiração para a SPECTRE.
Trilha sonora do A-Ha
Nova atriz de Monepenny - Lois Maxwell
Volta de Felix Leiter - espelho americano de Bond na cia
Blayden Safe House
Diamantes de Amsterdã - tráfico de ópio e armas
Nenhum comentário:
Postar um comentário