Barbarossa

Lombardia, norte da Itália, 1155.
 
O então rei alemão Frederick I, conhecido como Barbarossa é coroado rei da Itália e logo em seguida, no mesmo ano, é coroado Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, pelo Papa Adriano IV.
 
O objetivo de Barbarossa era expandir seu império, retomando o que havia sido conquistado pelo Imperador Carlos Magno, no século VIII.
 
Sua história está contada no filme Barbarossa (título original), de 2009, do diretor italiano Renzo Martinelli.
 
No Brasil o título ficou Frederick Barbarossa - A Companhia da Morte.




 
Para alcançar seu objetivo, Barbarossa sabia que teria que dominar a cidade italiana de Milão, e ele conseguiu destruir completamente a cidade.

Porém, ele se deparou com um grupo chamado Companhia da Morte, formado por 900 jovens de várias cidades da Lombardia, liderado pelo jovem milanês Alberto Da Giussano, também protagonista do filme.

Em 1158, Barbarossa decretou seu poder sobre toda a Península Itálica na assembléia que ficou conhecida como Dieta de Roncaglia. Dietas, nesse caso, significavam reuniões para que o imperador deliberasse sobre suas decisões com os senhores feudais e eclesiáticos, bem como com os chefes das comunas (cidades italianas) lombardas (da Lombardia, no norte da Itália) e emilianas (da Emilia-Romana, região que ficava logo ao sul da Lombardia).

Em oposição à Barbarossa também foi formada, em 1167, a Liga Lombarda, composta por 30 cidades da região da Lombardia. Ela tinha o apoio do Papa Alexandre III, que sucedeu o Adriano IV.

Em 1176, Barbarossa foi derrotado pelas tropas de Alberto Da Giussano na Batalha de Legnano. Ele saiu com vida mas renunciou a seu trono em nome de seu filho mais velho, e partiu alguns anos depois para Jerusalém para lutar na Terceira Cruzada, liderando os cruzados contra a invasão do chefe muçulmano Saladino.

No caminho para Jerusalém, quando passava pela Cilícia, região da Ásia Menor, ele caiu em um rio ao tentar atravessá-lo, e morreu afogado por causa do peso de sua armadura.

A liderança então passou para o jovem rei inglês recém coroado Ricardo I, conhecido posteriormente como Ricardo Coração de Leão.

A história das cruzadas está contada aqui no blog nas postagens dos filmes Cruzada (Kingdom of Heaven), de 2005, e As Cruzadas, de 1935. Esse último está mais focado na história de Ricardo Coração de Leão.

 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário