Os Pilares da Terra (The Pillars of Earth)


Inglaterra, 1120.
 
O navio normando White Ship naufraga em um incêndio no Canal da Mancha, levando a bordo o único filho legítimo do então rei Henrique I.
 
A sucessão do trono inglês passa então a ser disputada pela filha de Henrique, Matilde, mais conhecida como Maud, e por seu sobrinho Estêvão de Blois.
 
Essa disputa gerou um período de guerras civis conhecido como Anarquia, e está contada na minissérie americana Os Pilares da Terra, (nome original The Pillars of Earth) de 2010, do diretor croata Sergio Mimica-Gezzan, baseada no livro de mesmo nome do escritor britânico Ken Follet.

 
 
 
A história realmente é muito interessante, e mostra como se deu a evolução da engenharia da época para a construção daquelas catedrais em estilo gótico, com abóbadas desafiadoras e que valorizavam a perfeita iluminação. A geometria euclidiana começava a ser conhecida na Inglaterra.
 
Outro aspecto interessante é importância dada às relíquias supostamente sagradas, que atraíam peregrinos para as cidades que as possuíam, propiciando assim a instalação de um próspero mercado para comercialização de mercadorias, como por exemplo a lã. Por esse motivo, muitas vezes elas chegavam a ser "plantadas" nas igrejas, para atrair os fiéis que iam em busca de redenção.
 
Após a morte do rei Henrique, o trono foi usurpado por Estêvão, e Maud ficou exilada na Normandia, região que hoje pertence à França, mas que na época era um ducado independente, e que seria posteriormente anexado à Inglaterra. A princesa estava na região com seu segundo marido, o Duque Godofredo V de Anjou, de quem esperava o primeiro filho.

Maud levava o título de imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico, por ter se casado com o imperador alemão Henrique V, de quem ficou viúva, sem gerar filhos.
 
Já com Godofredo ela teve três filhos, sendo que o primeiro viria a se tornar o rei Henrique II da Inglaterra, após a morte de Estêvão.
 
Henrique II foi o pai do rei Ricardo I, conhecido como Ricardo Coração de Leão, ao se casar com a lendária rainha Leonor de Aquitânia, aquela que liderou a segunda cruzada ao lado do primeiro marido, o rei francês Luiz VII. Portanto, Maud era a avó de Ricardo Coração de Leão.
 
Já mencionamos alguns desses personagens históricos aqui no blog nas postagens dos filmes As Cruzadas e Cruzada (Kingdom of Heaven).
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário