Boardwalk Empire - O Império do Contrabando

Atlantic City, New Jersey, USA, 1920.

Ao entrar em vigor a Prohibition, ou Lei Seca que proibia a fabricação, a distribuição e o consumo de bebida alcoólica no país, entram em cena os reis do contrabando, a maiora imigrantes que se tornariam os grandes gangsters americanos.

Esse é o cenário da série televisiva Boardwalk Empire - O Império do Contrabando, da HBO, lançada em 2010, e que teve o primeiro capítulo, o mais caro de uma série até hoje, dirigido por Martin Scorcese.



Apesar de tratar-se de uma ficção, a série está permeada por importantes fatos históricos daquele momento, como por exemplo o final da primeira guerra mundial, com os veteranos voltado para casa com traumas físicos e psicológicos, o período entre-guerras, as questões raciais, o sufrágio feminino, sem falar dos aspectos políticos.

O mais importante contrabandista de Atlantic City, e principal personagem da série é o próprio tesoureiro da cidade, Enoch "Nucky" Thompson, um descendente de imigrantes irlandeses que é um personagem fictício inspirado no real Enoch L. Johnson.

Nucky  tem uma conduta bastante ambígua, para dizer o mínimo. Perante a sociedade ele é um respeitável e importante homem de bem, defensor da moral e dos bons costumes, no entanto, fez fortuna com negócios envolvendo bebidas e portanto tem motivos de sobra para comemorar a nova lei de proibição, já que as pessoas não deixarão de consumir bebida alcóolica, apenas o preço dela será agora muito mais alto.

(em construção)


Nenhum comentário:

Postar um comentário