Jasão e os Argonautas (Jasão e o Velo de Ouro)

Jasão, filho do rei da Tessália, Eseu, era ainda uma criança quando seu tio Pelias usurpou o trono assassinando seu pai.

O menino foi salvo por um soldado e entregue ao centauro Quirón, que o educou.

O rei Pelias desejava os poderes de um objeto divino chamado Velo de Ouro (também conhecido como  Tosão de Ouro ou ainda Velocino de Ouro), a pele do carneiro alado, Crisómalo, enviado pelos deuses para salvar duas crianças que iriam morrer injustamente, Frixo e sua irmã Heles.

O carneiro carregou as crianças mas Heles caiu no mar. Frixo chegou em segurança na Cólquida e sacrificou o animal em oferta aos deuses e a pele foi colocada em uma árvore num bosque sagrado sob os cuidados de um dragão.


Pelias sabia, através de uma professia, que um dos filhos de Eseu voltaria para reinvindicar o trono e vingar a morte de seu pai. Quando ele o reconheceu, deu ao jovem a missão impossível de trazer o tosão de ouro para ele, em troca da vida de sua mãe, a rainha.

Foi assim que Jasão formou então o grupo dos Argonautas, os guerreiros que foram com ele a bordo da nau Argos, enfrentar muitas aventuras até conseguir o desejado objeto.

Após passar por vários tormentos, todos influenciados pelos deuses, o grupo chega a Cólquida. Porém, não seria tão fácil chegar até o tosão. Eles teriam que enfrentar o rei local, o Rei Eetes, além do próprio dragão que era guardião do divino artefato.

Essa empreitada só foi possível com a ajuda da princesa Medea, filha do rei e hábil feiticeira, além de conhecedora dos poderes do tosão. Ela se apoixonou por Jasão e traiu sua famíla, seguindo com o jovem grego para a Tessália.



A viagem da nau Argos serviu de inspiração para o poema épico "As Argonáuticas", do poeta grego Apolônio de Rodes, no século III a.C., bem ao estilo dos poemas de Homero - Ilíada e Odisseia.






No cinema a história foi contada em dois filmes, o primeiro em 1963 e o segundo no ano 2000.



O filme "Jasão e os Argonautas", de 1963, do diretor americano Don Chaffey, traz o ator Todd Armstrong no papel do heroi Jasão e a atriz Nancy Kovack como Medea.



Já o filme do ano 2000 com o título no Brasil "Jasão e o Velo de Ouro", traz o ator Jason London como Jasão, Jolene Blalock como a Medea, e foi dirigido por Nick Willing.



Gostou dessa postagem? Assista ao vídeo sobre o assunto que eu deixei lá no meu canal do YouTube: Lizandra Soave


Nenhum comentário:

Postar um comentário