Além do Bem e do Mal (Más Allá del Bien y del Mal)

Filme italiano de 1977, dirigido por Liliana Cavani, narra um período da vida da intrigante escritora e psicanalista russa Lou Andreas-Salomé, quando viveu ao lado de ninguém menos do que o escritor e filósofo alemão Friedrich Nietzsche e Paul Rée, também filósofo e também alemão, a partir de meados de 1882.



O filme começa com Nietzsche no Hotel Minerva, em Roma, fazendo uso de ópio, um vício que o acompanharia por toda a vida e que comprometeu muito sua saúde física e mental.

Hotel Minerva e Obelisco do Elefante
Hotel Minerva e Obelisco do Elefante

Ele e Rée começam uma conversa sobre e moral e sobre o fato do homem estar órfão de Deus. 

Na cena seguinte Lou Salomé está em uma casa da aristocracia, também em Roma, reunida com alguns intelectuais discutindo sobre o motivo de se manterem socialistas uma vez que é uma causa perdida e ela argumenta que é pela salvação de suas almas. Nessa casa ela conhece Rée e ele menciona seus  problemas com jogos de azar.

Rée não se intitula um niilista mas um descrente. Ele acredita que o bem e o mal são apenas convenções sociais. À noite, pós uma passada breve pela rua São Sebastião (o santo que morreu a flechadas)  onde ocorrem encontros escandalosos entre homens, Rée propõe casamento a Lou mas ela diz que não pretende se casar jamais.

Em outra cena Nietzsche fala com um cão negro numa referência ao Mefistófeles da obra Fausto de Goethe, em que o diabo toma a forma do animal.

Lou diz a Paul que aceitaria viver com ele apenas se houvesse uma terceira pessoa, para não viver numa "prisão sentimental". Ela finalmente conhece Fritz que também se apaixona por ela e a pede em casamento, pedido esse prontamente recusado.

Lou e Fritz vão à casa de Elisabeth, irmã de Nietzsche, de vida e pensamentos opostos ao estilo libertário de Lou. O choque entre as duas é imediato, ainda mais que Elisabeth nutre uma paixão doentia pelo irmão. Além disso, tanto Lou como Paul era judeus e a irmã de Fritz era anti-semita.

Outro pensamento defendido por Nietzsche é o de "superar a compaixão" e que o sentimentalismo deixa as mulheres menos inteligentes.

Mostrando o álbum de família, Fritz menciona suas tias que morreram virgens mas que preferiam ter sido "Sulamita", supostamente numa referência à personagem bíblica, esposa do rei Salomão, mencionada no livro "Cântico dos Cânticos" (ou Cantares).

A família de Fritz o pressiona para que ele deixe aquela vida de devassidão e ele revela então que a real doença dele é a Sífilis, que foi contraída em um bordel na Sicília.

Em um encontro com o "Dr. Dulcamara", em Veneza, esse lhe diz que se passaram sete anos desde que fizeram "o acordo", que os tempos de comédia terminaram e que agora começa a tragédia. 


Conceitos sobre Nietzsche:

Filósofo da suspeita. /  Um filósofo que já nasceu póstumo. / Vida é movimento (não podemos nos banhar na mesma água duas vezes). / Vida é luta. Luta entre os próprios impulsos. A razão é um desses impulsos. / Vontade de Poder / Super-homem ou Além Homem.

Cronologia:

1844 - Nasce Friedrich Nietzsche, na cidade de Rocken, na Alemanha, numa família de pastores luteranos.
1856 - Nasce Sigmund Freud, numa região do Império Austríaco onde hoje é a República Tcheca.
1861 - Nasce Louise Gustavovna Salomé em São Petesburgo, na Rússia.
1869 - Nietzsche assume a cadeira de Filologia Clássica na Universidade da Basileia, na Suíça.
1879 - Nietzsche se aposenta prematuramente por causa de seu estado de saúde debilitado.


Friedrich Nietzsche

1882 - Nietzsche escreve "A Gaia Ciência", lançando sua famosa frase: "Deus está morto".
1882 - Lou Salomé viaja com a mãe para Roma, na Itália, e lá ela conhece Paul Rée e logo depois Nietzsche. Os três iniciam uma amizade e um relacionamento mais intelectual do que amoroso, formando o que chamavam de "trindade". Passam aproximadamente seis meses morando juntos na Itália até que Lou e Paul seguem para Berlim para continuar os estudos e vivem juntos durante cinco anos.

Lou Salomé

Lou, Fritz e Paul


1882 - Nietzsche escreve "Assim falou Zaratustra" em Nice, na França
1886 - Nietzsche publica "Para além do bem e do mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro"
1887 - Nietzsche publica "Genealogia da Moral, uma Polêmica"
1887 - Lou se casa com Andreas mas mantem com ele um relacionamento aberto.
1888 - Nietzsche escreve "Crepúsculo dos Ídolos, ou como Filosofar com o Martelo uma paródia à opera de Wagner "Crepúsculo dos Deuses"
1888 - Nietzsche escreve "O Anticristo - Praga Contra o Cristianismo"
1889 - Nietzsche sofre o colapso mental que irá durar até o fim de sua vida.
1896 - O compositor e maestro alemão Richard Strauss compõe a sinfonia "Assim falou Zaratustra" cuja introdução ficou popularmente conhecida como tema do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço" do diretor Stanley Kubrick


1900 - Nietzsche morre aos 56 anos de idade sob os cuidados da irmã na cidade de Weimar, na Alemanha.
1930 - Morre o marido de Lou, Andreas.
1937 - Lou Salomé morre aos 75 anos na Alemanha.




Um filme que aborda e de certa forma contesta os pensamentos nietzschianos é "Deus Não está Morto", de 2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário