O Grande Lebowski

Nessa comédia com toques de noir de 1998, os irmãos Ethan e Joel Coen apresentam um dos personagens mais marcantes e inusitados da cultura pop do final do século XX: Jeffrey Lebowski.

Vivido pelo ator Jeff Bridges, "the dude" como ele faz questão de ser chamado, leva sua vida de maneira totalmente descompromissada, sempre ao lado de seus melhores amigos e parceiros de boliche (sua paixão), Walter (John Goodman) e Donny (Steve Buscemi). O elenco é formado por grandes nomes como Juliane Moore, John Turturo e muitos outros.





A trama começa quando o Dude é confundido por criminosos com um milionário homônimo, cuja esposa muito jovem e de caráter duvido está devendo para toda a bandidagem da região. Em meio às confusões com esses bandidos em sua casa, um tapete velho de estimação é levado e ele vai então até a casa do verdadeiro Lebowski para reivindicar uma indenização pelo tapete. Ali começa a jornada de problemas que perturbariam sua vidinha simplória e pacata ao lado dos amigos. 

Para quem gosta desse tipo de humor mais sarcástico, o filme garante boas risadas com diálogos verdadeiramente hilários, mesmo que sem sentido e com frases absolutamente desconexas,  que ao final trazem uma forma diferente de encarar a vida.

Apesar de não tratar de nenhum evento histórico específico, a obra traz um reflexo de seu tempo, abordando a questão de uso recreativo de substâncias alucinógenas, violência e o  novo homem.

Um conceito filosófico é bem criticado é o chamado niilismo, onde a pessoa não possui nenhuma crença, fé e que não vê nenhum sentido nas verdades e valores tradicionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário